A falácia do ajuste-fino: Porque o universo não foi projetado para nós



Resenha de livro, 

Vários autores tem sustentando, pela física moderna e pela cosmologia, que apenas ligeiras alterações em alguns parâmetros físicos do universo tornariam a vida, tal qual como a conhecemos, extremamente improvável ou mesmo impossível. Mas a natureza aparentemente "afinada" do universo sugere que o mesmo deve ter sido criado por um Deus, no qual calibrou intencionalmente as condições iniciais do universo para garantir a vida na terra e a evolução na humanidade. Será essa uma boa solução? Alguns cientistas influentes, tal como o geneticista Francis Collins pensa assim. Outros ainda vão mais longe, afirmando que a ciência "encontrou Deus".

Em um discussão aprofundada e acessível ao público leigo, o físico Stenger investiga esse tema polêmico e chega na conclusão aposta. Ele começa sua investigação do fine-tuning de maneira neutra... Se o método cientifico o levar até Deus, então Stenger terá que concluir a veracidade do teísmo. Mas depois de muitos anos de pesquisa cientifica das partículas e da cosmologia, além de cuidadosa reflexão sobre as implicações, ele descobriu que as observações da ciência não apenas mostram nenhuma evidência de Deus, como também lança dúvidas razoáveis sobre a sua existência.

Dr.Stenger argumenta que muitas das reivindicações feitas pelos teístas são baseadas em enganos científicos. Ele estudou o mesmo parâmetro específico de nosso universo e as formas de vida que habitam o planeta terra e mostra que razões plausíveis podem ser respondidas por uma cosmologia naturalista. Esse modelos são apresentados em detalhes para os leitores, e estes aprenderão o papel dos componentes cósmicos no qual os teístas tomam a seu favor, e o porquê de eles estarem errados.

Ele também esclarece muito sobre temas relacionados, como analisar a alegação que o universo teve um começo e como a mecânica quântica implica sobre nossa consciência da realidade.

Esse não é o primeiro livro de Stenger sobre o assunto, porém e mais completo e polêmico, e continua a intrigar cientistas e o público leigo.

Comprar o livro na amazon (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário