Sobre mim

Ateu convicto desde dos 9 anos, hoje tem 18. Típico ateu de Facebook e com uma inteligencia limitada, não espere nada minha pessoa.

Quando tive o primeiro contato com a apologética, no blog Quebrando o encanto do neo-ateísmo , entrei em crise. Para mim, o cristianismo se baseava na completa ignorância, em um suicídio intelectual. E não era que, de certa maneira, era possível defender o teísmo cristão com argumentos filosóficos? Não era mais aquele cristão leigo do Yahoo respostas, e sim filósofos com Ph.D, e seus discípulos tupiniquins  , proclamando o argumento cosmológico, o argumento ontológico, etc. Argumentos na qual nunca tinha sonhado em escutar e eram, aparentemente, provas infalíveis da existência de Deus. Eles denunciavam as falacias do ateísmo e anunciavam a razão cristã. E eu, um ateu não muito inteligente, percebi pela primeira vez a fragilidade de poder defender a minha cosmovisão. Fiquei refém dos apologéticos, afinal.

Mas não cedi. Por mais racional e sedutor que fosse ceder para os apologetas, nunca abandonei meu ateísmo. Tinha tudo para mudar de lado, todavia não fiz por algum motivo qualquer. E se em algum momento futuro houvesse essa possibilidade, foi totalmente engolida quando percebi que a razão cristã não era tão racional e infalível assim. Comecei a conhecer os filósofos naturalistas como Quentin Smith,   Hector Avalos, Jaco Gericke, entre outros. Encontrei blogs e sites como o Rebeldia MetafisicaWatchGod/ Blog do mensalão, textos do Igor Roosevelt. Existia então pessoas capazes de enfrentar igual para igual William Lane Craig, PlantingaSwiburneSnowballLuciano HenriqueVinicius Pinheiro (creio ser assim o sobrenome).  Pelo menos o legado da direita cristã brasileira deixou uma coisa boa: Não vejo mais a religião como uma coisa ruim para a humanidade. Apesar de defender pesadas críticas ao teísmo, acreditar em um Deus não faz o ser humano menos inteligente e um ignorante.

Depois de todas essas leituras, me sinto mais preparado para defender a minha cosmovisão. Claro, se qualquer apologeta brasileiro quiser criar objeções ao meu texto, não terei capacidade para responder. Não sou mais inteligente do que era quando conheci o Quebrando o encanto. Deixo a tarefa de refuta-los com Gilmar Santos ou o Bruno Almeida (pseudônimo, eu sei ), esses sim não são maleques analfabetos funcionais como minha pessoa (nunca entendi uma gota de matemática bayesiana e tenho dificuldades para interpretar textos). Contudo tenho uma coisa a mais desde que entrei em contato com o blog do snowball: Determinação para aprender. Fiz esse blog para querer entrar nesse mundo ateologia x apologética cristã. Não espero ser um desafio para nenhum defensor do cristianismo, até porque nunca o serei,  apenas quero vencer os desafios da minha própria ignorância.

2 comentários:

blogdomensalao disse...

Olá Henrique.

Fiquei muito feliz e orgulhoso em saber que estou influenciando pessoas aqui no Brasil! Fico lisonjeado também com os elogios que recebi, apesar de não me ver em um nível tão elevado assim rs Pelo visto, você já me conhece desde o orkut, o que é muito bacana.

Parabéns por sua iniciativa de começar um blog. Eu sei que não é fácil. Mas acho importante que acho indivíduos que sumarizem e repliquem conteúdos na internet e que busquem, além disso, introduzir ideias estrangeiras e até mesmo ideias novas elaboradas por si mesmos, assim como eu e o Gilmar fazemos.

Se precisar de qualquer tipo de ajuda, é só me falar. Terei o maior prazer em ser útil. Muitas felicidades e sucesso no seu projeto!

Xiangqi Henrique disse...

Bruno, saiba que é uma honra ter você como leitor do blog! A minha admiração por você e Gilmar não é gratuita... de longe vocês são os maiores defensores do ateísmo na internet brasileira no qual eu conheço.

Quanto a começar um blog deste nível, realmente é difícil pois meu nível de filosofia e inglês ( até em português tenho um muita dificuldade em escrever de maneira correta) são básicos. Contudo, não desistirei em difundir textos ateístas/naturalistas aqui na blogosfera tupiniquim.

Muito obrigado, e igual sucesso no Blog Do Mensalão ;D

Postar um comentário